Pular para o conteúdo principal

Vegetais de Outubro!

Frutas da época:

Abacaxi
Acerola
Banana da terra
Banana maçã
Caju
Caqui
Coco verde
Goiaba
Jabuticaba
Kiwi
Laranja lima
Laranja pêra
Lima da pérsia
Limão
Maçã
Mamão Formosa
Mamão Havaí
Melancia
Melão
Mexerica Morgot
Nêspera
Pêssego
Romã
Uva Itália
Uva rubi

Legumes da época:


Abóbora seca
Abobrinha
Beterraba
Cebola
Cenoura
Chuchu
Tomate
Vagem

Verduras da época:


Agrião
Alcachofra
Alface
Almeirão
Brócolis
Catalonia
Chicória
Couve
Couve-Flor
Espinafre
Palmito
Rabanete
Repolho
Rúcula
Salsão


E mais:

Agrião:
O agrião é uma hortaliça de baixo valor calórico, fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas. É considerado uma boa fonte de vitamina A, essencial para a boa visão e saúde da pele. Apresenta ainda, vitaminas do Complexo B, responsáveis pelo crescimento e produção de energia, e vitamina C importante para aumentar a resistência do organismo às infecções. Possui, ainda, sais minerais como fósforo e ferro que evitam a fadiga mental e estão ligados a produção de glóbulos vermelhos do sangue. Sua alta quantidade de fibras auxilia o funcionamento intestinal.

Chicória:
A Chicória limpa o fígado, estimula o baço e, é recomendada para os problemas de visão em geral. Ela também fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa as funções do estômago, intestino e fígado. Ainda estimula o apetite.
Ativa ainda a função biliar, quando a secreção da bile se mostra escassa, e atua como laxante contra a preguiça funcional dos intestinos.
Deve ser comida de preferência crua, em saladas ou em suco, juntamente com cenoura, alpo e salsa, para melhor aproveitamento do seu valor nutritivo.
Cem gramas de chicória fornecem 20 calorias.


Alho Nacional
O alho é indicado nas afecções catarrais agudas e crônicas, como as bronquites que dificultam a respiração, tuberculose, pneumonia e asma. É excelente nos resfriados e gripes. Usa-se o alho ainda como hipotensor, em casos de pressão alta e no tratamento das varizes.
Ele combate as toxinas intestinais e expulsa os vermes. Para isso, use o alho em forma de chá, com leite, e tome 3 ou 4 vezes por dia. É empregado também com bons resultados com antisséptico, depurativo do sangue, diurético, emoliente e no combate à febre. É usado ainda em casos de ácido úrico, cálculos, diabetes, enfermidades do fígado, dos rins e da bexiga, esgotamento, insônia, picaduras de insetos, reumatismo e úlceras. Externamente, usa-se o alho contra calos, verrugas, sarna e manchas na pele

Fonte:http://comercru.blogspot.com/2010/10/frutas-verduras-e-legumes-do-mes-de.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita

AIisantes de Cabelo tem Riscos!

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA Conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Beleza enganosa Algumas substâncias presentes na formulação de cosméticos podem ter ação mutagênica, ou seja, modificar o conteúdo informacional do DNA, o que pode levar ao câncer. A conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que coordena projetos que investigam atividade mutagênica e/ou antimutagênica em produtos naturais e sintéticos. Perigo dos alisantes para cabelo A pesquisa foi subdividida na análise de oito compostos. Um deles é o ácido pirogálico, ou pirogalol, presente em alisantes industriais do tipo henê. Desde 1976, a Comunidade Europeia mantém o pirogalol na lista de substâncias proibidas como ingredientes para cosméticos. No Brasil, porém, seu uso ainda é permitido sem restrições pela Agência Nacional de Vigilânc