Pular para o conteúdo principal

Demência: O Quê Funciona ou Não

Maioria das receitas para memória não funciona

Conclusão é de um grupo de especialistas que se reuniu na semana passada nos Estados Unidos para avaliar a produção científica realizada sobre o assunto nos últimos 20 anos


A cada semana surge um estudo que associa algum hábito ou substância a maior ou menor risco de demência e, mais especificamente, de doença de Alzheimer. Porém, poucos trabalhos trazem resultados conclusivos, que justificariam essas indicações como forma de prevenir esses problemas.

A conclusão é de um grupo de especialistas que se reuniu na semana passada nos Estados Unidos para avaliar a produção científica realizada sobre o assunto nos últimos 20 anos. O encontro foi organizado pelo National Institutes of Health, o principal órgão americano de produção e financiamento de pesquisas médicas.

Para Alzheimer, doença que responde por boa parte dos casos de demência no mundo, as notícias são piores: não há nada que tenha eficácia cientificamente comprovada para prevenção. Isso deve tirar da lista de compras de alguns esperançosos os suplementos de gingko biloba, as cápsulas de ômega-3 e de vitaminas. Esses produtos também não têm eficácia comprovada na prevenção de outros tipos de demência.

"O fato é que se investe muito dinheiro na pesquisa sobre doença de Alzheimer desde os anos 80 e, mesmo assim, até hoje não temos nada que realmente seja efetivo contra a doença. Apesar de todos os esforços, nada aconteceu. É um desastre", lamenta a patologista Lea Grinberg, coordenadora do Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da USP.

O documento poderá direcionar novas pesquisas na área e orientar especialistas sobre o que deve ser indicado ao paciente. "É importante especialmente quando sabemos que alguns profissionais divulgam esses métodos não comprovados: tem muito médico que prescreve ginkgo biloba aos montes, como prevenção e para quem já tem queixas de memória", diz Paulo Caramelli, neurologista da Universidade Federal de Minas Gerais.

Programas de computador e jogos que prometem evitar a perda de memória também não apresentaram nenhum efeito que justifique o investimento. "O efeito de ler frequentemente e de um programa proposto para treinar o cérebro é o mesmo", afirma Grinberg.

Problemas vasculares

Somados à doença de Alzheimer, problemas cardiovasculares são causa de 75% das demências no mundo. No Brasil, estima-se que de 8% a 12% da população com mais de 65 anos manifeste algum grau de perda cognitiva -maior parte dos casos é causada por questões vasculares.

Por isso, algumas intervenções se mostram importantes nos estudos avaliados para prevenir demência por essa causa. No levantamento americano, a dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos apresentaram resultados significativos, provavelmente pelo impacto no sistema cardiovascular.

A hipertensão arterial, por exemplo, pode causar microinfartos em pequenos vasos no cérebro (as arteríolas) e prejudicar a oxigenação e a chegada de nutrientes na região. Com isso, há degeneração de células e maior dificuldade de circulação de informações na área do cérebro atingida. Com o acúmulo dessas lesões, as chances de demência aumentam.

O que deve ser feito

Além de controlar os fatores de risco para o coração, manter-se intelectualmente ativo, sem artificialidades, também ajuda. "Interaja com pessoas, não passe o dia inteiro vendo TV, leia", indica Grinberg.

O diagnóstico precoce da perda de cognição também pode melhorar a qualidade de vida do paciente, segundo a patologista. "Deve-se buscar assistência desde o começo, quando os quadros de esquecimento ainda são leves. Apesar de a doença não ter cura, alguns remédios que combatem esses sintomas ajudam a pessoa a se sentir melhor por mais tempo."

Fonte: Folha on line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transgênicos: Como saber se um alimento o contém?

Os transgênicos estão em toda parte, em óleo vegetais(como soja, milho e algodão), em salgadinhos, sorvetes, até em mingaus para bebês. Aliás, você sabia que a canola é uma planta transgênica. Quais óleo podemos utilizar? Sugiro girassol e oliva, ressalvando que a oliva não deve ser aquecida em altas temperaturas senão satura e perde suas propriedades. Então como saber se um alimento contém alimento transgênico? O RÓTULO! Se o alimento contém mais de 1% de transgênicos tem um T PRETO num triângulo amarelo. Fácil, não é? Prefira alimentos orgânicos, de preferência certificados, e tenha boa saúde! Ab, Cláudio

Dermatite Atópica: Efetividade de Tratamento Homeopático

An. Bras. Dermatol. vol.78 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2003 Efeitos clínicos em crianças com dermatite atópica submetidas a tratamento homeopático, de Luciana Valentini de Melo Cesarini. Tese apresentada ao Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos para obtenção do Título de Mestre em Homeopatia. São Paulo - 2002. Orientador: Prof. Dr Mário Cezar Pires RESUMO A dermatite atópica é considerada uma dermatose inflamatória crônica, com surtos de recorrência, mais comum na infância e na adolescência, apresentando prevalência crescente. O tratamento preconizado consiste na utilização de emolientes, corticosteróides tópicos, anti-histamínicos, e, na presença de infecção associada, a utilização de antibióticos. Nos casos graves, estão indicadas drogas por via sistêmica, como os corticosteróides e imunossupresores. Apesar da boa resposta apresentada a esses tratamentos, parte considerável dos doentes tendem a cronificação do quadro, com comprometimento da qualidade de vida. Ademais, o ...

Grão de Bico: Experimente!

Grão de bico: rico em fibras, baixo índice glicêmico E ainda melhora o humor! Você sabe o que são leguminosas? São grãos produzidos em vagens e possuem importante valor nutricional pois contêm carboidratos, proteínas, fibras, ferro e vitaminas do complexo B. Os carboidratos são nossa principal fonte de energia. As proteínas possuem função construtora dos tecidos. As fibras são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, além de prevenirem alguns tipos de cânceres e controlarem taxas sanguíneas. O ferro é essencial na produção dos glóbulos vermelhos e as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo celular. Por conterem todas essas propriedades, as leguminosas devem fazer parte da alimentação diária. São elas: feijão, lentilha, ervilhas, soja, fava, tremoço e grão de bico. Dentre eles, a leguminosa mais consumida pelos brasileiros é o feijão, entretanto devemos dar uma atenção especial ao grão de bico, que apresenta vários benefícios: - possui 30% de proteína, além de cálcio, zinc...