Pular para o conteúdo principal

Poluentes do Ar em Porto Alegre

Qualidade de vida dos gaúchos

Estado divulga qualidade do ar de bairros da Capital


A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) divulga, amanhã (29 de abril), às 9 horas, os resultados do "Estudo da Genotoxicidade dos Poluentes do Ar em Diferentes Áreas da Cidade de Porto Alegre", que se apresenta como um mapa de risco atmosférico. A análise teve início em 2006. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), apoiou a pesquisa. O evento será realizada no auditório do CEVS, na rua Domingos Crescêncio, n° 132, em Porto Alegre.

O objetivo foi de avaliar a associação entre os níveis de poluição atmosférica, em algumas áreas de Porto Alegre, e a taxa de genotoxicidade (dano ao nível celular) detectada através de um bioindicador vegetal Tradescantia pallida.

Conhecida popularmente como coração roxo, é uma planta ornamental facilmente encontrada em jardins e vias públicas. É um excelente bioindicador, pois reage às alterações ambientais modificando suas funções vitais e com isso fornece informações sobre a situação ambiental de um determinado local.

A espécie foi exposta, em alguns pontos da cidade de POA, nas quatro estações do ano, por determinados períodos e teve suas inflorescências coletadas para avaliação em laboratório.

A poluição atmosférica consiste em uma das mais graves ameaças à sociedade moderna, já que os efeitos da concentração de gases, a longo prazo, não são totalmente conhecidos. Problemas ambientais relacionados com o comprometimento da qualidade do ar começaram a ser observados a partir da década de 70 com o crescimento da produção industrial e da frota de veículos automotores. As conseqüências se refletem na saúde da população, uma vez que muitas doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular são agravadas pela poluição.

Entre os indivíduos sadios, a exposição a poluentes do ar possibilita a ocorrência de alterações clínicas e metabólicas, que são precursoras de doenças respiratórias e cardiovasculares.


Autor: ASCOM
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dermatite Atópica: Efetividade de Tratamento Homeopático

An. Bras. Dermatol. vol.78 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2003 Efeitos clínicos em crianças com dermatite atópica submetidas a tratamento homeopático, de Luciana Valentini de Melo Cesarini. Tese apresentada ao Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos para obtenção do Título de Mestre em Homeopatia. São Paulo - 2002. Orientador: Prof. Dr Mário Cezar Pires RESUMO A dermatite atópica é considerada uma dermatose inflamatória crônica, com surtos de recorrência, mais comum na infância e na adolescência, apresentando prevalência crescente. O tratamento preconizado consiste na utilização de emolientes, corticosteróides tópicos, anti-histamínicos, e, na presença de infecção associada, a utilização de antibióticos. Nos casos graves, estão indicadas drogas por via sistêmica, como os corticosteróides e imunossupresores. Apesar da boa resposta apresentada a esses tratamentos, parte considerável dos doentes tendem a cronificação do quadro, com comprometimento da qualidade de vida. Ademais, o ...

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita...

Suco de Beterraba trata a Hipertensão

Ele reduz a pressão arterial dentro de 24 horas Quem gosta de suco de beterraba e apresenta hipertensão tem um motivo a mais para bebê-lo. De acordo com pesquisadores do Instituto de Pesquisa William Harvey, da Universidade Queen Mary de Londres, Inglaterra, ele reduz a pressão arterial dentro de 24 horas e, assim, diminui o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC). A equipe comparou pacientes que receberam um copo por dia de 250 ml da bebida com os que ingeriram cápsulas de nitrato. Os dois métodos foram igualmente eficazes na diminuição da pressão. Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico. A publicação Hypertension, da Associação Americana do Coração, divulgou os resultados. No ano passado, um estudo realizado pela Universidade de Exeter e Escola de Medicina Península, na Inglaterra, concluiu que beber suco de beterraba pode deixar a prática esportiva menos fadigante. O líquido aumenta a resistência ...