Pular para o conteúdo principal

Dicas de Culinária Viva

TEMPEROS:
Dizem que o segredo de uma boa comida é o tempero, mas com isso nos afastamos do paladar original dos vegetais, tão variado e interessante!
Mas se você já não faz uso de temperos, permaneça como está.

Sal grosso moído (marinho): prefira aquele com menor adição de produtos químicos no processo de refinação e use em poucas quantidades.

Missô e Shoyu: sob a forma de pasta ou como liquido esses alimentos fermentados naturalmente estão "vivos" pela presença de lactobacilos que modificaram as sementes de milho, soja e arroz.

Azeite: escolha o prensado a frio (extra-virgem) que ainda carrega a vitalidade da oliva

Limão: o limão está fresco e carregado de energia vital substituindo o vinagre.

Ervas aromáticas: é sempre muito interessante agregar as ervas em nossa pesquisa de paladares! Explore a salvia, alecrim, manjerona, basilicão, salsa, cebolinha, coentro, manjericão e muitas outras...

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS:

Se as verduras estão recém colhidas, mantenha-as com os talos dentro de água, pois manterão a vitalidade. Por isso suas compras não devem ser grandes. Compre diariamente ao invés de estocar!

Auxílio Mecânico:

Liquidificador e processador: Embora o trabalho com as mãos ofereçam a maior oportunidade de contato com a energia vital dos alimentos, esses aparelhos são de grande utilidade na culinária viva! Com eles conseguimos processar as sementes e obter as receitas “convencionais” atendendo o paladar afetivo. Mas eles não substituem uma boa faca, que é imprescindível! No mercado brasileiro existem aparelhos “dois em um”, ou seja, a mesma base (motor) acompanha os dois copos: liquidificador e o processador que corta sem adição de líquidos.


Panelas: Escolha as panelas que não liberam substâncias tóxicas aos alimentos como as de barro, pedra, ágata, aço inoxidável e vidro.

Vasilhames: Evite os de alumínio e de plásticos especialmente os coloridos! Se você vai comprar dê preferência a louça sem desenhos privilegiando a beleza dos vegetais!

A COMBINAÇÃO DOS ALIMENTOS

Com o objetivo de facilitar a digestão, a combinação dos alimentos vem se tornado uma prática mais e mais aceita como uma necessidade. Se a mistura de alimentos estiver bem combinada, o organismo não vai gastar energia para digeri-los e no final da refeição nos sentiremos mais leves e com ganho de energia.
São inúmeros estudos sobre o assunto, ainda inconclusivos e muitas vezes contraditórios. O assunto parece ainda em construção. Assim, sugerimos que cada um observe seu processo digestivo, considerando a combinação dos alimentos que vem usando.
De uma maneira geral os estudos concordam que as frutas não devem ser consumidas com as refeições salgadas. Isso porque a digestão de açúcares exige um determinado grau de acidez diferente das hortaliças em geral.
Temos acompanhado os estudos de Ann Wigmore sobre o assunto, com algumas adaptações, devido a diversidade de hortaliças e frutas em nosso país. Segundo ela, os grupos de alimentos são divididos em:

Sementes Germinadas e Brotos
Combinam com todos os alimentos. Com o processo da germinação as sementes tornam-se neutras. Dê preferência a combinação de sementes oleaginosas com as frutas, pois podem facilitar a digestão.

Hortaliças
Combinam-se entre si as verduras, legumes, raízes, flores e ervas.
Obs.: Abacate, maçã e limão são as únicas frutas que acompanham bem as hortaliças.

Frutas Doces
Combinam-se entre si a banana, caqui, figo, jaca, tâmara, uva moscatel, fruta do conde e frutas secas em geral.

Frutas Cítricas e Sub-cítricas
Combinam entre si a maçã, uva, pêra, ameixa, abacaxi, tangerina, laranja, manga, graviola, maracujá, goiaba e kiwis.

Frutas Neutras
Combinam com todas as outras frutas o abacate, mamão e limão.

Melão e Melancia
Devem ser consumidos sozinhos.


UMA SUGESTÃO DE CARDÁPIO

DESJEJUM:Suco de clorofila

ALMOÇO:Salada verde variada com FOLHAS NEUTRAS (ALFACES),FOLHAS PICANTES (RÚCULA, AGRIÃO), FOLHAS AMARGAS: (CHICÓRIAS) e BROTOS (de TERRA ou AR).

Acompanha as seguintes opções:
Sementes de sustentação: PASTAS,CREMES,ROCAMBOLE,EMPADÃO,TORTAS SALGADAS
Amornados:CREMES, SOUFLÊS, SOPAS,
Desidratados:FAROFAS,PÃES, PASTÉIS, PIZZAS, QUICHES
Pastas fermentadas:SEMENTES PROCESSADAS COM REJUVELAC

JANTAR: Mandalas de frutas com SEMENTES e FRUTAS FRESCAS

Opções de REFEIÇÕES DOCES:

Sucos com SEMENTES e FRUTAS FRESCAS
Torta de SEMENTES, FRUTAS FRESCAS e SECAS
Docinhos ou compotas de FRUTAS FRESCAS e MEL

Observação: Utilizar o Rejuvelac (bebida fermentada) na preparação das receitas ou ingerir puro, diariamente.

(Sementes de sustentação: trigo, centeio, grão de bico, nozes, coco, aveia, girassol e amendoim)

Se quiser vão ao original (este acima, tem algumas edições minhas) em:
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=culinaria-viva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita

AIisantes de Cabelo tem Riscos!

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA Conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Beleza enganosa Algumas substâncias presentes na formulação de cosméticos podem ter ação mutagênica, ou seja, modificar o conteúdo informacional do DNA, o que pode levar ao câncer. A conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que coordena projetos que investigam atividade mutagênica e/ou antimutagênica em produtos naturais e sintéticos. Perigo dos alisantes para cabelo A pesquisa foi subdividida na análise de oito compostos. Um deles é o ácido pirogálico, ou pirogalol, presente em alisantes industriais do tipo henê. Desde 1976, a Comunidade Europeia mantém o pirogalol na lista de substâncias proibidas como ingredientes para cosméticos. No Brasil, porém, seu uso ainda é permitido sem restrições pela Agência Nacional de Vigilânc