Pular para o conteúdo principal

Dicas de Culinária Viva

TEMPEROS:
Dizem que o segredo de uma boa comida é o tempero, mas com isso nos afastamos do paladar original dos vegetais, tão variado e interessante!
Mas se você já não faz uso de temperos, permaneça como está.

Sal grosso moído (marinho): prefira aquele com menor adição de produtos químicos no processo de refinação e use em poucas quantidades.

Missô e Shoyu: sob a forma de pasta ou como liquido esses alimentos fermentados naturalmente estão "vivos" pela presença de lactobacilos que modificaram as sementes de milho, soja e arroz.

Azeite: escolha o prensado a frio (extra-virgem) que ainda carrega a vitalidade da oliva

Limão: o limão está fresco e carregado de energia vital substituindo o vinagre.

Ervas aromáticas: é sempre muito interessante agregar as ervas em nossa pesquisa de paladares! Explore a salvia, alecrim, manjerona, basilicão, salsa, cebolinha, coentro, manjericão e muitas outras...

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS:

Se as verduras estão recém colhidas, mantenha-as com os talos dentro de água, pois manterão a vitalidade. Por isso suas compras não devem ser grandes. Compre diariamente ao invés de estocar!

Auxílio Mecânico:

Liquidificador e processador: Embora o trabalho com as mãos ofereçam a maior oportunidade de contato com a energia vital dos alimentos, esses aparelhos são de grande utilidade na culinária viva! Com eles conseguimos processar as sementes e obter as receitas “convencionais” atendendo o paladar afetivo. Mas eles não substituem uma boa faca, que é imprescindível! No mercado brasileiro existem aparelhos “dois em um”, ou seja, a mesma base (motor) acompanha os dois copos: liquidificador e o processador que corta sem adição de líquidos.


Panelas: Escolha as panelas que não liberam substâncias tóxicas aos alimentos como as de barro, pedra, ágata, aço inoxidável e vidro.

Vasilhames: Evite os de alumínio e de plásticos especialmente os coloridos! Se você vai comprar dê preferência a louça sem desenhos privilegiando a beleza dos vegetais!

A COMBINAÇÃO DOS ALIMENTOS

Com o objetivo de facilitar a digestão, a combinação dos alimentos vem se tornado uma prática mais e mais aceita como uma necessidade. Se a mistura de alimentos estiver bem combinada, o organismo não vai gastar energia para digeri-los e no final da refeição nos sentiremos mais leves e com ganho de energia.
São inúmeros estudos sobre o assunto, ainda inconclusivos e muitas vezes contraditórios. O assunto parece ainda em construção. Assim, sugerimos que cada um observe seu processo digestivo, considerando a combinação dos alimentos que vem usando.
De uma maneira geral os estudos concordam que as frutas não devem ser consumidas com as refeições salgadas. Isso porque a digestão de açúcares exige um determinado grau de acidez diferente das hortaliças em geral.
Temos acompanhado os estudos de Ann Wigmore sobre o assunto, com algumas adaptações, devido a diversidade de hortaliças e frutas em nosso país. Segundo ela, os grupos de alimentos são divididos em:

Sementes Germinadas e Brotos
Combinam com todos os alimentos. Com o processo da germinação as sementes tornam-se neutras. Dê preferência a combinação de sementes oleaginosas com as frutas, pois podem facilitar a digestão.

Hortaliças
Combinam-se entre si as verduras, legumes, raízes, flores e ervas.
Obs.: Abacate, maçã e limão são as únicas frutas que acompanham bem as hortaliças.

Frutas Doces
Combinam-se entre si a banana, caqui, figo, jaca, tâmara, uva moscatel, fruta do conde e frutas secas em geral.

Frutas Cítricas e Sub-cítricas
Combinam entre si a maçã, uva, pêra, ameixa, abacaxi, tangerina, laranja, manga, graviola, maracujá, goiaba e kiwis.

Frutas Neutras
Combinam com todas as outras frutas o abacate, mamão e limão.

Melão e Melancia
Devem ser consumidos sozinhos.


UMA SUGESTÃO DE CARDÁPIO

DESJEJUM:Suco de clorofila

ALMOÇO:Salada verde variada com FOLHAS NEUTRAS (ALFACES),FOLHAS PICANTES (RÚCULA, AGRIÃO), FOLHAS AMARGAS: (CHICÓRIAS) e BROTOS (de TERRA ou AR).

Acompanha as seguintes opções:
Sementes de sustentação: PASTAS,CREMES,ROCAMBOLE,EMPADÃO,TORTAS SALGADAS
Amornados:CREMES, SOUFLÊS, SOPAS,
Desidratados:FAROFAS,PÃES, PASTÉIS, PIZZAS, QUICHES
Pastas fermentadas:SEMENTES PROCESSADAS COM REJUVELAC

JANTAR: Mandalas de frutas com SEMENTES e FRUTAS FRESCAS

Opções de REFEIÇÕES DOCES:

Sucos com SEMENTES e FRUTAS FRESCAS
Torta de SEMENTES, FRUTAS FRESCAS e SECAS
Docinhos ou compotas de FRUTAS FRESCAS e MEL

Observação: Utilizar o Rejuvelac (bebida fermentada) na preparação das receitas ou ingerir puro, diariamente.

(Sementes de sustentação: trigo, centeio, grão de bico, nozes, coco, aveia, girassol e amendoim)

Se quiser vão ao original (este acima, tem algumas edições minhas) em:
http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=culinaria-viva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dermatite Atópica: Efetividade de Tratamento Homeopático

An. Bras. Dermatol. vol.78 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2003 Efeitos clínicos em crianças com dermatite atópica submetidas a tratamento homeopático, de Luciana Valentini de Melo Cesarini. Tese apresentada ao Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos para obtenção do Título de Mestre em Homeopatia. São Paulo - 2002. Orientador: Prof. Dr Mário Cezar Pires RESUMO A dermatite atópica é considerada uma dermatose inflamatória crônica, com surtos de recorrência, mais comum na infância e na adolescência, apresentando prevalência crescente. O tratamento preconizado consiste na utilização de emolientes, corticosteróides tópicos, anti-histamínicos, e, na presença de infecção associada, a utilização de antibióticos. Nos casos graves, estão indicadas drogas por via sistêmica, como os corticosteróides e imunossupresores. Apesar da boa resposta apresentada a esses tratamentos, parte considerável dos doentes tendem a cronificação do quadro, com comprometimento da qualidade de vida. Ademais, o ...

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita...