Pular para o conteúdo principal
Substâncias cancerígenas em refrigerantes
Consumo de produtos diet é alvo de estudos

O consumo de alguns refrigerantes diet, light e zero é potencialmente cancerígeno. Algumas dessas bebidas contêm, na mesma fórmula, ácido benzoico e ácido ascórbico (vitamina C), usados como conservantes. Sob o sol e o calor eles se associam formando o benzeno. E esta substância pode causar danos à saúde. É o que indica estudo da Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor com versões de 24 refrigerantes.
Não há limite seguro para a ingestão de benzeno, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, não há regras para limitar o volume da substância em refrigerantes, mas o limite permitido por lei em água potável é de 5 microgramas por litro. O benzeno foi encontrado em sete bebidas. Porém em duas, a Fanta Laranja Light e a Sukita Zero, o limite estava acima do recomendado, 7 microgramas (mcg) por litro e 20mcg (quatro vezes o permitido), respectivamente.
Isso também vale para sucos - diz a bióloga Fernanda Ribeiro, pesquisadora de alimentos da Pro Teste, responsável pelo estudo, lembrando que a indústria de bebidas poderia substituir o ácido benzoico nas fórmulas. Além de benzeno, alguns produtos, como os refrigerantes de laranja e o Grapette, têm corantes impróprios para as crianças, como o amarelo de tartrazina, que pode causar alergias, e o amarelo crepúsculo, associado à hiperatividade.
Pesquisas anteriores da Pro Teste também mostraram que essas bebidas têm alto teor de açúcar, o que contribui para o ganho de peso. Além disso, o consumo de edulcorantes, os adoçantes, por crianças só é indicado em situações especiais sob orientação médica.
Outro problema é que o ácido fosfórico do sabores cola reduz a absorção de cálcio. No rótulo às vezes ele aparece como acidulante INS 338.
Em nota, a Coca-Cola Brasil, fabricante da Fanta, diz que seus produtos "cumprem rigorosamente as leis brasileiras". Segundo a nota, os corantes estão descritos na rotulagem, assim como os demais ingredientes.

Há inúmeras evidências de que os refrigerantes diet e light, com elevada concentração de sódio, prejudicam e provocam hipertensão arterial, aumentam a resistência insulínica, e outros males.
O quê beber, então? ÁGUA, muita água. Falaremos sobre isto em outros post.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dermatite Atópica: Efetividade de Tratamento Homeopático

An. Bras. Dermatol. vol.78 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2003 Efeitos clínicos em crianças com dermatite atópica submetidas a tratamento homeopático, de Luciana Valentini de Melo Cesarini. Tese apresentada ao Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos para obtenção do Título de Mestre em Homeopatia. São Paulo - 2002. Orientador: Prof. Dr Mário Cezar Pires RESUMO A dermatite atópica é considerada uma dermatose inflamatória crônica, com surtos de recorrência, mais comum na infância e na adolescência, apresentando prevalência crescente. O tratamento preconizado consiste na utilização de emolientes, corticosteróides tópicos, anti-histamínicos, e, na presença de infecção associada, a utilização de antibióticos. Nos casos graves, estão indicadas drogas por via sistêmica, como os corticosteróides e imunossupresores. Apesar da boa resposta apresentada a esses tratamentos, parte considerável dos doentes tendem a cronificação do quadro, com comprometimento da qualidade de vida. Ademais, o ...

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita...