Pular para o conteúdo principal

Comece a entrar em Forma por Nuno Cobra

O que é preciso fazer para entrar em forma? Afinal, é melhor caminhar ou correr?

Caminhar não faz mal e correr também não. Paralelamente, caminhar pode não ser bom e correr idem. Tudo depende do momento cardiovascular de cada um. É evidente, um sedentário, com um aparelho cardiovascular atrofiado, se correr, promoverá um grande desequilíbrio entre a alimentação de oxigênio, feita pela respiração, e o gasto de oxigênio dos músculos solicitados para esse trabalho. Assim, o ideal seria caminhar.

Às vezes a pessoa ficou tantos anos parada, que a própria caminhada, conforme sua intensidade, seria agressiva ao organismo. Nesse caso, a pessoa deve iniciar seu trabalho cardiovascular com um passeio.

Passeio no shopping

Costumo dizer... é como se você estivesse passeando no shopping, sem parar para ver lojas. Porque o trabalho precisa ser contínuo.

O coração adora trabalho: o movimento. Como já disse em artigos anteriores, o homem é um animal do movimento. Mas o coração gosta de trabalhar com paz e equilíbrio.

Não importa se você irá passear, caminhar ou correr. O que tem de valer para a sua saúde, é o equilíbrio fundamental entre: o gasto de oxigênio da sua musculatura de trabalho (pé, pernas, cochas, glúteos, costas, braços) com a quantidade de oxigênio que está sendo colocada, em sua circulação sangüínea pela respiração. Assim, o seu coração reage ao esforço com equilíbrio, se transforma e se desenvolve.

A pessoa precisa perceber seu nível cardiovascular, para saber qual tipo de trabalho será o melhor. Pode muito bem, a pessoa caminhando, estar num profundo débito de oxigênio, quando deveria ainda estar no passeio.

E uma pessoa correndo estar em absoluto equilíbrio de oxigênio. Isto depende do grau de eficiência cardiovascular de cada um.

Como descobrir o que é melhor para você: passear, caminhar ou correr?


É preciso descobrir sua faixa de freqüência cardíaca de otimitização, onde terá mais lucro com o seu trabalho. Isto se faz percebendo como está a respiração.

A respiração é a voz do nosso coração, mostra se o trabalho está muito fraco, bom ou muito forte.

Trabalho muito fraco: você nem respira, isto é, seu coração não está sendo solicitado.

Respiração extremamente ofegante: você perde tempo, porque o trabalho não terá lucro (resultado), além de estar correndo risco.

A respiração tem que estar em equilíbrio: você tem que estar dando conta satisfatoriamente daquilo que esta sendo gasto de oxigênio pela suas pernas, braços e etc... A respiração tem que estar confortável, mas exigente.

As quatro passadas

Um forma interessante para saber se a intensidade do seu trabalho está conveniente e saudável, é verificar se você está fazendo a tomada de ar em quatro passadas e, a soltura de ar, em quatro passadas. Você dará quatro passos inspirando o ar e quatro passos soltando ar. Isto vale para o passeio, caminhada e corrida.

Isto é uma regra geral. O correto é descobrir o equilíbrio de sua freqüência cardíaca. Compre um monitor cardíaco e corra absolutamente dentro desta faixa de otimização. O monitor apita e informa quando você sai da faixa.

Você não pode ter pressa para passar do passeio para caminhada e da caminhada para a corrida. O trabalho para ser efetivo e permanente tem que ter um crescimento bem gradativo. Não se pode pular etapas.

Se sua caminhada, pela melhoria de sua eficiência cardiovascular, não exige demais do coração, sua tendência será a de querer passar para a corrida.

Corrida intermediária

Entre a caminhada e a corrida há uma distância cardiovascular muito grande. Por isso desenvolvi esta corrida intermediária. É nesse momento que as pessoas esbarram no seu progresso. Porque elas querem passar diretamente para a corrida.

A caminhada possui uma biomecânica menos exigente do que a da corrida. Isto é, na corrida, a necessidade de oxigênio é muito maior e nesse caso as pessoas têm dificuldade de continuar a evolução do seu trabalho, pois a caminhada está sendo fraca e a corrida muito forte.

Justamente aí, entra a corrida intermediária: é o que os atletas costumam chamar de corrinhado (rebolando). Você não está correndo e nem andando. Uma corrida arrastada, super leve, onde as pessoas que te olham vão dizer:

"Que coisa esquisita!. Aquele cara está correndo ou caminhando?"

Se quem te viu, ficou na dúvida, você está no passo certo. Não importa que seja ridículo. É necessário! Passe por esse momento. Esta etapa é importantíssima, onde você vai fazer esse salto, sem agressão ao seu organismo, sem dor, sem sofrimento e com maior produtividade.

ATENÇÃO: Avaliação médica e física

Ao iniciar qualquer tipo de esporte é fundamental realizar uma avaliação médica e física para conferir como anda o funcionamento do corpo, além de garantir que os exercícios sejam executados num ritmo seguro e saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita

AIisantes de Cabelo tem Riscos!

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA Conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Beleza enganosa Algumas substâncias presentes na formulação de cosméticos podem ter ação mutagênica, ou seja, modificar o conteúdo informacional do DNA, o que pode levar ao câncer. A conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que coordena projetos que investigam atividade mutagênica e/ou antimutagênica em produtos naturais e sintéticos. Perigo dos alisantes para cabelo A pesquisa foi subdividida na análise de oito compostos. Um deles é o ácido pirogálico, ou pirogalol, presente em alisantes industriais do tipo henê. Desde 1976, a Comunidade Europeia mantém o pirogalol na lista de substâncias proibidas como ingredientes para cosméticos. No Brasil, porém, seu uso ainda é permitido sem restrições pela Agência Nacional de Vigilânc