Pular para o conteúdo principal

Princípio da Natureza: Bem-vindo ao Deserto do Real

Li, recentemente, muitos livros sobre o Budismo Tibetano, afinal tive de ficar recolhido durante cerca de duas semanas, por problemas de saúde. Agora tudo está indo para o lugar e em breve espero poder trabalhar e realizar as atividades normalmente.
Segundo o Dalai Lama existem quatro Princípios da Realidade, que poderíamos denominar leis naturais, cláusulas pétreas da Constituição do Universo conhecido, ou "Bem-vindo ao deserto do Real", frase de apresentação a Neo no filme Matrix. De acordo com esta tradição "as coisas são como são".
Parece demasiado óbvia esta sentença, lembra aquelas frases oraculares nos templos gregos que indicavam obviedade travestidas de sabedoria. No entanto, aplique-a. Por exemplo, no seu corpo físico. Meu corpo é o que é. Com suas imperfeições, defeitos, falhas, desequilíbrios, doenças, mal-estares. Aceitar a natureza das coisas, vê-las com a lente do real, de nossos sentidos, da dor sem sedação. Daí podemos ir extrapolando: minha infância foi o que foi, meus pais são o que são, meu estado é o que é, meu país é o que é, meu presidente é o que é, meu planeta é o que é( sujo de óleo, poluído e maltratado), as pessoas são o que são(generosas, mesquinhas, gananciosas, estressadas, sofridas, felizes, infelizes...).
Mais do que uma regra de aceitação da realidade, de submissão a ela, de acomodar-se ao que nos é dado, é uma regra de bom senso, que não busca fantasias, não tenta dourar a pílula, que encara a realidade dos fatos, dá a cara para bater, que diagnostica e aceita o que é. Como pensar um tratamento adequado se o diagnóstico é uma fantasia, uma invencionice? Como mudar a realidade se nem a vemos tal como é?
Envie-me exemplos de aplicações deste princípio em sua vida e o que ele lhe ensinou.
Aplique-o e surpreenda-se! Mas conte-nos como foi!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita

AIisantes de Cabelo tem Riscos!

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA Conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Beleza enganosa Algumas substâncias presentes na formulação de cosméticos podem ter ação mutagênica, ou seja, modificar o conteúdo informacional do DNA, o que pode levar ao câncer. A conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que coordena projetos que investigam atividade mutagênica e/ou antimutagênica em produtos naturais e sintéticos. Perigo dos alisantes para cabelo A pesquisa foi subdividida na análise de oito compostos. Um deles é o ácido pirogálico, ou pirogalol, presente em alisantes industriais do tipo henê. Desde 1976, a Comunidade Europeia mantém o pirogalol na lista de substâncias proibidas como ingredientes para cosméticos. No Brasil, porém, seu uso ainda é permitido sem restrições pela Agência Nacional de Vigilânc