Pular para o conteúdo principal

Doenças Articulares e Exercícios

Da Série "Eu Já Dizia...".
Nossos pacientes no consultório e no Hospital Conceição ficam surpresos quando recomendamos atividade física aeróbica leve, com baixo impacto, para portadores de artrose. Também recomendamos enfaticamente a perda de peso(para quem está acima) e alimentação de qualidade(aquela que temos citado neste blog).

Muitos pacientes têm receio de que a prática de exercícios possa piorar as dores associadas à doença

Pacientes com artrite reumatoide que fazem exercícios regularmente podem apresentar uma melhoria na função física, menos dor nas juntas e melhor qualidade de vida, segundo estudo da Universidade de Grenoble, na França. Os autores destacam a importância desses resultados - que sugerem segurança e eficácia das atividades físicas para as pessoas com a doença inflamatória das articulações -, pois muitos pacientes têm receio de que a prática de exercícios possa piorar as dores associadas à doença.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) cerca de 1% da população mundial sofre de artrite, e esses pacientes são 40% mais propensos a relatarem saúde geral ruim e têm duas vezes mais chances de terem limitações físicas por causa da saúde, comparados àqueles que não têm a doença. Por isso, muitos deles são sedentários.

Avaliando 14 estudos, incluindo 510 pacientes que faziam exercícios e 530 sedentários - idades entre 44 e 68 anos, e que sofriam de artrite de um a 16 anos -, os pesquisadores descobriram que pacientes com artrite reumatoide estável podem se beneficiar de exercício aeróbico regular. “O condicionamento cardiorrespiratório parece seguro e seus efeitos, mesmo pequenos, ajudam a reduzir a dor nas juntas e melhorar a função física”, destacaram os autores, em artigo publicado na edição de julho da revista Arthritis Care & Research. E as análises mostraram, ainda, que os exercícios melhoram a qualidade de vida.

“Enquanto estudos anteriores indicavam que os pacientes com artrite reumatoide são bem inativos fisicamente, nosso estudo mostra que exercícios aeróbicos são uma intervenção segura e benéfica para esse grupo. Mais testes são necessários para determinar claramente o impacto clínico do condicionamento cardiorrespiratório no controle da artrite”, concluiu o pesquisador. Para esses pacientes, o American College of Rheumatology, recomenda 150 minutos por semana de atividades aeróbicas de intensidade moderada, incluindo caminhada, dança e exercícios na água.

O artigo fala em artrite genericamente. Penso que se aplica àqueles com Artrite Reumatóide e com Artrose. Nos últimos recomendo atividades na água(hidroginástica, natação), bicicleta ergométrica e caminhadas. Corridas apenas a do tipo intermediário, como denomina Nuno Cobra, que tem menor impacto articular.

Autor: HealthDay
Fonte: Site Boa Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vegetais e Culiinária: Pequeno Glossário Inglês-Português

Glossário Inglês Português de Vegetais Ótimas sugestões que facilitam o preparo de receitas em inglês. alfalfa sprouts (Medicago sativa) - alfafa arracacha (Arracacia xanthorriza) - mandioquinha, batata-baroa arrowroot (Maranta arundinacea) - araruta artichoke (Cynara scolymus L.) - alcachofra arugula, rucola (Eruca sativa L.) - rúcula asparagus (Asparagus officinalis L.) - aspargo aubergine (eggplant in the US) (Solanum melongena) - beringela barley (Hordeum vulgare L.) - cevada basil (Ocimum basilicum L.) - manjericão bean sprouts (Vigna radiata L.) ou (Phaseolus aureus Roxb.) - broto de feijão beet, beetroot (Beta vulgaris L.) - beterraba bell pepper, sweet pepper (Capsicum annuum L. var. annuum) - pimentão amarelo, pimentão vermelho black beans (Phaseolus vulgaris L.) - feijão-preto broad beans, fava beans (Vicia faba L.) - favas broadleaf wild leek, wild leek, leek, elephant garlic (Allium ampeloprasum L.) - alho-porró, alho-poró, alho-porro broccoli (Brassica oleracea L. var. ita

AIisantes de Cabelo tem Riscos!

Ingredientes de alisantes de cabelo podem induzir mutações no DNA Conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Beleza enganosa Algumas substâncias presentes na formulação de cosméticos podem ter ação mutagênica, ou seja, modificar o conteúdo informacional do DNA, o que pode levar ao câncer. A conclusão é de um estudo feito pelo pesquisador Israel Felzenszwalb, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que coordena projetos que investigam atividade mutagênica e/ou antimutagênica em produtos naturais e sintéticos. Perigo dos alisantes para cabelo A pesquisa foi subdividida na análise de oito compostos. Um deles é o ácido pirogálico, ou pirogalol, presente em alisantes industriais do tipo henê. Desde 1976, a Comunidade Europeia mantém o pirogalol na lista de substâncias proibidas como ingredientes para cosméticos. No Brasil, porém, seu uso ainda é permitido sem restrições pela Agência Nacional de Vigilânc